Sem atingir meta, governo prorroga vacinação contra a gripe até 22 de junho
14/06/2018 10:12 em Paraná

 

Sem atingir a meta esperada para vacinação contra a gripe, o Ministério da Saúde anunciou nesta quarta-feira (13) que irá prorrogar, pela segunda vez neste ano, a campanha de vacinação contra a doença.

Iniciada em 23 de abril, a campanha estava inicialmente prevista para terminar em 1º de junho. Em seguida, com a dificuldade de acesso aos postos de saúde devido à greve dos caminhoneiros, essa data final foi adiada para 15 de junho.

Agora, a campanha será prorrogada até a próxima sexta-feira (22).

Após esse período, as doses restantes passarão a ser ofertadas também para crianças de cinco a nove anos e adultos de 50 a 59 anos, grupo que não estava previsto inicialmente na campanha, mas também considerado como um dos mais vulneráveis a complicações pela gripe.

A medida ocorre diante da dificuldade enfrentada pelo governo em atingir a meta esperada para vacinação, que era de imunizar até 90% do público-alvo.

Atualmente, fazem parte do grupo recomendado para a vacinação contra a gripe gestantes, mulheres com até 45 dias após o parto, idosos, crianças de seis meses a menores de cinco anos, trabalhadores de saúde, professores, indígenas e pessoas privadas de liberdade.

Até o momento, porém, apenas 77,6% desse grupo já compareceu ao posto de saúde para receber a vacina. Com isso, ainda faltam 11,8 milhões a serem vacinados.

O percentual é ainda menor entre alguns grupos, como gestantes e crianças de seis meses a cinco anos, dos quais apenas 61,5% e 66% foram vacinados até o momento.

GRIPE AVANÇA

Para o secretário de vigilância em saúde do ministério, Osnei Okumoto, a situação preocupa diante da proximidade do inverno e do aumento de casos de gripe neste ano no país em relação ao ano passado.

Boletim da pasta aponta que, até o dia 9 de junho, o país já registrava 2.715 casos de gripe, mais do que o dobro em relação ao mesmo período de 2017, quando houve 1.227 casos.

O número de mortes também já é maior: enquanto até junho do ano passado foram registrados 204 mortes, neste ano, já são 446.

Deste total de casos, cerca de 60% ocorreram pelo vírus H1N1 - o equivalente a 1.619 casos e 284 mortes. Em seguida, vem o vírus H3N2, com 563 casos e 87 mortes.

Apesar do aumento, o total ainda é menor do que o registrado em 2016, quando houve 12.174 casos de gripe - o maior número já registrado desde a pandemia de 2009.

FONTE: BEM PARANA

COMENTÁRIOS