https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Parabéns Tupãssi - 32 anos!
08/10/2016 10:15 em Tupãssi e Região

Hoje, dia 8 de outubro, Tupãssi completa 33 anos de emancipação político administrativa. E além dos parabéns, não podemos deixar de relembrar um pouco a história do nosso município.

O INÍCIO

A origem do Município de Tupãssi remonta ao final da década de 40 e início da década de 50, quando vieram para a região os primeiros colonizadores  dando início aos futuros povoados.Quando chegaram os pioneiros, o local da sede atual do município chamava-se “Gleba Quatro Lambari” (mas também era conhecido por “Memória”, “Gleba Quatro” e “Colônia Pindorama”) e pertencia ao município de Guaíra. Em 1960, passou a fazer parte do município de Toledo e,em 1966, do município de Assis Chateaubriand.Com a criação do distrito em 1967, passou a denominar-se Tupãssi, sendo chamado inicialmente de Novo Tupãssi, já que Assis Chateaubriand até 1962 era chamado de Tupãssi. O nome é originário da Fazenda Tupãssi de propriedade da Colonizadora Norte do Paraná, situada no Mato Grosso.

ORGANIZAÇÃO POLITICA

O plebiscito para a emancipação de Tupãssi ocorreu em 25 de novembro de 1979. A população manifestou-se favoravelmente à emancipação político-administrativa. O município foi criado pela lei nº 7.270, de 27 de dezembro de 1979. Apesar de sua rápida criação, a instalação oficial do município ocorreu apenas em 01 de fevereiro de 1983, com a posse do primeiro prefeito (poder executivo) e dos vereadores (poder legislativo).O município de Tupãssi pertence à comarca de Assis Chateaubriand, onde estão os juízes e promotores (poder judiciário).O primeiro prefeito foi Aílton Borges de Melo, tendo como vice-prefeito Aldori Ferreira Jandrey, e a primeira câmara era constituída pelos seguintes vereadores : Delacir Pitta Fratti, Valdecir Augusti, Lourenço Colli Neto, Leonildo Casacchi, Itelvino Grosselli, Adão José Rodrigues da Silva, Aparecido Damaceno, Amauri Visentin e Válter Martins.

E Tupãssi não para de crescer! Os números mostram como o nosso municipio tem se desenvolvido em todas as areas. O setor da saúde é exemplo para toda região, tal como a educação, infraestrutura e programas sociais.

Parabéns Tupãssi e Parabéns a todos os cidadãos! 

 

FONTE: PREFEITURA MUNICIPAL DE TUPÃSSI

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!