https://public-rf-upload.minhawebradio.net/2078/slider/544d8d1cfddca4bf3d9c34b52d1dbc90.png
Copacol - Há 53 anos promovendo o desenvolvimento das pessoas
21/10/2016 13:06 em Indústria e Agricultura

 

Para celebrar com os associados, colaboradores e parceiros o quinquagésimo terceiro aniversário da Cooperativa, nesta sexta-feira dia 21, foi realizado nas unidades de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste e Goioerê, a tradicional missa de ação de graças e o simbólico corte do bolo comemorativo.

Fundada no dia 23 de outubro de 1963 pelo saudoso padre Luís Luise e mais 32 sócios pioneiros, já se passaram mais de cinco décadas dedicadas ao desenvolvimento econômico e social das pessoas da sua região de atuação.

Associado há mais 30 anos, Brasileiro Tadeu Müller, destaca que a Cooperativa sempre esteve ao seu lado e foi a propulsora para conquistar o que tem hoje. “Sempre tive o apoio da Copacol, principalmente na época em que eu era boia-fria. Ela me deu oportunidade de crescer por meio da produção de grãos e agora com a piscicultura, que iniciarei em breve. Nesta data, nós associados comemoramos com orgulho e agradecemos a nossa diretoria por esta grande empresa”, destacou Brasileiro.

O produtor Edilson Fabris, é associado há pouco tempo, mas a relação é de longa data. Ele conta que trabalhou há mais de 12 anos na Cooperativa e está feliz por fazer parte desta história. “Hoje, o meu agradecimento é pela oportunidade de ter trabalhado tanto tampo nesta empresa que sempre está ao lado dos seus colaboradores. E agora como associado, vejo que nós também temos a várias alternativas de crescimento”, ressaltou Edilson.

Segundo o presidente da Cooperativa, Valter Pitol que começou a trabalhar na Copacol em 1973, é graças o comprometimento e a participação efetiva dos associados, aliada ao profissionalismo dos colaboradores, que a empresa chega forte e reconhecida como referência dentro do cooperativismo brasileiro. “Passamos por vários desafios e conquistas ao longo destes anos, sempre focados em promover o desenvolvimento dos nossos associados e geração de empregos para toda a comunidade e hoje, temos a satisfação de agradecer a todos que estão contribuindo para escrever a cada dia essa história de sucesso chamada Copacol. Temos a certeza que esse crescimento vai continuar nas próximas décadas, mantendo a geração de oportunidades para as próximas gerações”, afirma o presidente Pitol.

 

Números compravam a pujança da Copacol

Associados 5.553

Cooperativa que mais emprega no Paraná com colaboradores 8.954

 

 

Agricultura

Em uma área de 160 mil hectares os associados cultivam soja, milho e trigo.

Para atender os produtores com eficácia, a Cooperativa conta com 12 Unidades de Recebimento e Armazenagem de Grãos e recebe mais de 1 milhão de tonelada por ano.

 

Toda a soja e o milho recebido dos associados são industrializados e transformados em rações para atender as integrações de produção animal.

E para incentivar a produtividade com qualidade e atender toda a demanda de grão que as integrações necessitam, a Copacol investe em pesquisa. Desta forma em 2015, foi inaugurado o CPA (Centro de Pesquisa Agrícola), que hoje conduz mais de 5 mil parcelas experimentais por ano.

Formado por uma equipe de mestres, o Centro vem contribuindo com a geração de informações voltadas à tecnologia agrícola, validação de agroquímicos, recomendações de variedades, análise da fertilidade do solo, monitoramento de pragas e doenças, além de várias outras informações voltadas ao melhor desempenho das lavouras do produtor no campo.

 

AVICULTURA

Responsável por 60% do faturamento da Copacol, a avicultura é o principal negócio da Cooperativa. São 1 mil associados integrados na atividade.

Atualmente são abatidas 340 mil aves ao dia no Abatedouro de Aves em Cafelândia e mais 180 mil aves ao dia na Cooperativa Central Unitá, esta criada em parceria com a Cooperativa Coagru, em Ubiratã.

Com o objetivo de fortalecer cada vez mais o produtor no campo e em busca da autossuficiência na produção de ovos e pintainhos, a Copacol também conta com 5 granjas de Matrizeiros de Recria com plano de chegar a 7 até o ano de 2018, e conta com 25 produtores de ovos férteis, além de 2 Incubatórios, sendo o de Goioerê uma referência em tecnologia e produtividade para todo o País.

Atualmente são exportadas uma média de 50% da produção de frangos da Copacol, para 45 países.

 

SUINOCULTURA

Hoje, são 170 produtores de suínos integrados, com planejamento de ampliar mais vagas para novos suinocultores, chegando em 2018 com 240 produtores e em 2021 com 370 produtores no total, acompanhando o crescimento da Cooperativa Central Frimesa.

Segundo a Revista Exame, Edição Maiores e Melhores de 2016, a Copacol foi considerada a Melhor Empresa em Aves e Suínos do Brasil. PISCICULTURA

A Copacol foi a primeira Cooperativa a investir na integração de peixes no Brasil, e hoje conta com o domínio de toda a cadeia produtiva da tilápia. São 160 piscicultores integrados, com o planejamento de oportunizar novas vagas e chegar em 2018 com 280 produtores.

Atualmente a Copacol abate uma média de 75 mil tilápias por dia e já está em fase de conclusão as obras do Abatedouro em Nova Aurora, que vão elevar o abate para 140 mil cabeças por dia, a partir de janeiro de 2017. Todos os produtos industrializados são comercializados no mercado interno e apenas a pele é exportada para França.

 

BOVINOCULTURA DE LEITE

Na atividade de bovinocultura a Copacol trabalha desde a década de 80 em parceria com a Frimesa e os investimentos são significativos.

A Copacol conta com 152 produtores além das construções das UPBN’s (Unidade de Produção de Bezerras e Novilhas) nos municípios de Cafelândia e Jesuítas, que garantem melhores resultados para a atividade.

Mantendo o seu DNA pioneiro, a Cooperativa inova mais uma vez e investe no primeiro modelo de produção Integrado de Bovinocultura de Leite, desenvolvido no cooperativismo brasileiro.

Neste modelo os produtores recebem os animais na propriedade após realizarem os investimentos em estruturas especificas para a produção, e podem dedicar o seu trabalho apenas na produção de leite.

 

COPACOL SUPERMERCADOS

São 6 supermercados localizados nas cidades de Cafelândia, Nova Aurora, Jesuítas, Formosa do Oeste, Goioerê e em Jotaesse, Distrito do Município de Tupãssi.

As lojas contam com um variado mix de produtos e oferecem conforto e comodidade para os seus clientes na hora das compras.

CONFIRA AS FOTOS EM COMEMORAÇÃO AOS 53 ANOS

FONTE: ACESSORIA DE IMPRENSA.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!