Paraná confirma 20 casos de H3N2; ocorrências estão em 12 cidades
21/12/2021 10:36 em Paraná

 

A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná confirmou nesta segunda-feira 20 casos do vírus da gripe, H3N2, no Estado. Os casos estão em 12 cidades. Curitiba tem um caso confirmado. Uma morte ocorreu em Maringá. Mesmo assim, a secretaria diz que o Estado não tem surto da doença.

O anúncio foi feito no final da tarde pelo secretário da Saúde, Beto Preto, e a secretária Municipal de Saúde de Curitiba, Márcia Huçulak, além de técnicos da secretaria de Saúde.

Os casos confirmados estão em Campo Mourão (1), Tapira (1), Pinhais (2), Toledo (1), Cornélio Procópio (1), Castro (2). Guarapuava (1), Maringá (1, com óbito), Campo Largo (2), Pato Branco (3), Paranagua (3), Curitiba (1) e Resende (1), cidade do Rio de Janeiro, mas que teve o diagnóstico no Paraná.

Até a semana passada vários estados vinham com casos de surto da H3N2. O Rio de Janeiro foi o primeiro a confirmar.

Até o momento existem apenas especulações sobre estes surtos em época de clima mais quente, algo incomum no histórico do vírus influenza, mas comum em clima mais frio. Algumas das causas ventiladas por enquanto seria a baixa cobertura vacinal contra a gripe, a abertura das medidas restritivas, especialmente com relação à movimentação das pessoas e os hábitos de higienização.

Na coletiva o secrtetário também informou a redução do intervalo de vacinação da D1 para a D2 de 56 para 21 dias (COVID-19).

Mais informações em breve.

FONTE: BEM PARANÁ

COMENTÁRIOS