‘Flurona’, o contágio simultâneo, já ocorre no Brasil desde o ano passado
05/01/2022 10:54 em Cotidiano

Codetecção pode atingir até mesmo pessoas vacinadas (Foto: Rovena Rosa/ABr)

 

O estado de São Paulo registrou 110 casos de codetecção do vírus Influenza e do vírus da Covid-19 considerando todo o ano de 2021, informou a Secretaria de Estado da Saúde. Isso significa que os pacientes contraíram as duas doenças ao mesmo tempo.

Os dados foram extraídos do sistema Sivep-Gripe e referem-se a casos hospitalizados que tiveram critério de encerramento laboratorial e positividade para Influenza e SARS-CoV-2 por meio de teste rápido de antígeno, imunofluorescência ou RT-PCR.

Isso mostra que o contágio simultâneo já vinha ocorrendo no País desde o ano passado.

O contágio simultâneo é conhecido como flurona, uma designação definida a partir dos termos flu (gripe, em inglês) e rona (de coronavírus).

O Rio de Janeiro também já registra casos de flurona. “A coinfecção não é algo comum, mas já há registros dessa ocorrência em alguns países”, disse a secretaria Municipal da Saúde do Rio, sem informar quantos casos estão sendo analisados no município.

Com o avanço da vacinação, os casos de Covid-19 têm caído e a gripe tem se tornado mais importante nos casos de SRAG em São Paulo. Em dezembro, foram hospitalizadas 964 pessoas com influenza na cidade e 350 com confirmação de Covid-19. Mais 221 pacientes foram internados por outros vírus respiratórios e mais de 2 mil casos estão sob investigação.

H3N3
A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) confirmou 224 novos casos de Influenza H3N2 na segunda-feira. O Paraná somava até então 262 diagnósticos positivos, com um óbito. A transmissão da doença é considerada comunitária – quando o contágio entre pessoas ocorre no mesmo território, entre indivíduos sem histórico de viagem e sem que seja possível definir a origem da transmissão.

“Estamos passando por um momento atípico onde registramos aumento no número de casos e procura hospitalar nas últimas semanas, pela Síndrome Gripal e Síndromes Respiratórias Agudas Graves – SRAG’s, em pleno verão, sendo que essas doenças possuem maior circulação no hemisfério Sul geralmente no período do inverno”, disse o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os sintomas da H3N2 são conhecidos e em sua maioria, provocam febre alta, tosse, dor de garganta, cabeça, corpo e articulações. A orientação da Sesa é que em caso de sintomas, a população deve procurar um serviço de saúde para atendimento.

Cuidados

Sintomas e prevenção
Em comum, as duas doenças se manifestam com os mesmos sintomas: tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar. A orientação, nestes casos, é para as pessoas fazer isolamento e procurar apoio nos serviços de saúde.

Para evitar o contágio, as dicas são conhecidas: Mantenha o uso da máscara facial sempre que não estiver no ambiente familiar; Evite aglomerações e ambientes fechados; Mantenha os ambientes ventilados e arejados; Não toque olhos, nariz e boca sem antes higienizar as mãos; Higienize as mãos frequentemente – com água e sabão ou álcool em gel 70%; Ao tossir ou espirrar, use o cotovelo para proteger o rosto; Em casos de sintomas respiratórios, como como tosse, dor de garganta, febre, congestão nasal, perda do olfato ou paladar, busque o isolamento e entre em contato com a Central 3350-9000 para teleatendimento em Curitiba.

Curitiba completa sete dias sem mortes por Covid

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Curitiba registrou, ontem, 214 novos casos de Covid-19 e nenhuma morte nas últimas 48 horas. Com isso, o município completa uma semana sem registro de óbitos de morador da cidade pela doença, o último foi na terça-feira da semana passada.

Ao todo foram registradas 7.818 mortes na cidade provocadas pela doença neste período de pandemia. Com os novos casos confirmados, 301.024 moradores de Curitiba testaram positivo para a Covid-19 desde o início da pandemia, dos quais 291.612 estão liberados do isolamento e sem sintomas da doença.

Até ontem eram 1.594 casos ativos na cidade, correspondentes ao número de pessoas com potencial de transmissão do vírus. O número é maior que o do boletim anterior, que trazia 1.421 casos.

Paraná — A Secretaria de Estado da Saúde do Paraná divulgou ontem mais 2.575 casos confirmados e 14 mortes em decorrência da infecção causada pelo novo coronavírus. Os dados acumulados do monitoramento da Covid-19 mostram que o Paraná soma 1.596.112 casos confirmados e 40.676 mortos pela doença.

Brasil — O Brasil registrou ontem 18.759 novos casos de Covid-19 e 175 mortes. As informações são do balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite de ontem. O total chegou a 22.323.837 de casos e 619.384 óbitos. Haviam 100.499 casos ativos ontem.

Consulta rejeita prescrição para vacinar crianças

Luciano Nascimento - Agência Brasil
O resultado da consulta pública realizada pelo Ministério da Saúde sobre a vacinação em crianças de 5 a 11 anos de idade mostrou que a maioria se manifestou contrária à necessidade de apresentação de prescrição médica para vacinação, e não concordou com a obrigatoriedade da vacina.

 

FONTE; BEM PARANA E AGENCIA BRASIL

COMENTÁRIOS