Primavera começa nesta terça-feira, com previsão de pouca chuva e risco de queimadas no Paraná
22/09/2020 10:41 em Paraná

 

A primavera começa às 10h31 desta terça-feira (22) e termina às 07h02 de 21 de dezembro. Segundo o Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), o primeiro dia da estação será nublado apenas em Curitiba e Região Metropolitana, no Norte Pioneiro, nos Campos Gerais e no Sudeste. Há previsão de chuva no Litoral. O regime de chuvas ainda não deve ser suficiente para encerrar a crise hídrica no Estado.

São esperados períodos prolongados sem chuva semelhantes aos ocorridos no outono e no inverno deste ano. “As chuvas devem aumentar progressivamente, mas os volumes ficarão próximos ou abaixo da normal climatológica, com distribuição espacial muito irregular”, afirma o meteorologista Marco Jusevicius. O cenário climatológico indica a permanência da crise hídrica no Paraná.

Também preocupa a questão das queimadas no Estado durante a estação. “Na primavera e no contexto da estiagem, o baixo teor de umidade da vegetação favorece a combustão, a ignição e a propagação de incêndios”, explica o pesquisador e coordenador de Inovação do Simepar, Flavio Deppe. A agricultura também pode ser prejudicada.

 

FONTE: BEM PARANA

COMENTÁRIOS